No dia 11 de Outubro, Dia Internacional da Rapariga, o projeto Girl Effect Madeira dinamizou o peddy paper “Meninas e Mulheres no Mundo”. O projeto Girl Effect Madeira desenvolve-se nos quatro centros comunitários do Instituto de Segurança Social da Madeira, em parceria com o Graal (promotor nacional da iniciativa).
As Girl Effect Madeira inspiraram-se no peddy paper que as Girl Effect Coimbra já tinham promovido, para propor esta atividade nas suas respectivas escolas, nomeadamente, nas escolas de 2º e 3º ciclos do Campanário, Básica e Secundária Gonçalves Zarco, de 2º e 3º ciclos da Torre e de 2º e 3º ciclos Dr. Alfredo Júnior na Camacha, sempre com turmas dos 7º ao 9º anos.
Os objetivos desta iniciativa foram os de consciencializar para os direitos das meninas e das mulheres nos diferentes países do mundo, dar a conhecer a longa luta pelos direitos das mulheres e as dificuldades que muitas meninas ainda enfrentam ao verem negados muitos dos seus direitos.
No fim do dia, como forma a celebrar em conjunto esta data, houve um jantar/convívio no centro de apoio a crianças e jovens de Câmara de Lobos em que participaram as trinta jovens e as técnicas responsáveis pelo projeto dos centros comunitários. Este momento contou com a presença da secretária regional da inclusão e assuntos sociais, Dra. Rita Andrade.
Durante o jantar, foi feita a apresentação do projeto pela coordenadora de equipa dos centros comunitários e equipas de rua do Instituto de Segurança social da Madeira, IP-RAM, foram apresentados os resultados dos diferentes peddy papers realizados, foi lido um texto sobre a origem do Dia Internacional da Rapariga. Houve ainda tempo para a partilha dos testemunhos das girls que estiveram no CSW em Nova Iorque nos anos 2017 e 2018.
Foi um dia cheio de atividades, com resultados muito positivos e a sensação de dever cumprido.
“Investe numa rapariga e ela fará o resto”.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.