Girl Effect (2010-2018)

Sobre o projeto

O projeto Girl Effect, ou Efeito Rapariga, foi trazido para Portugal pelo Graal, em 2010, para criar um espaço de reflexão, análise e ação dirigido à rapariga portuguesa. Nesse ano, surge o primeiro grupo de jovens universitárias em Lisboa interessadas em impactar as suas comunidades. Em 2013, o efeito propagou-se com dois novos grupos, um em Coimbra e outro na Madeira, este último dinamizado pelo Instituto de Segurança Social da Madeira. Esta linha de ação, iniciada pelas Nike Foundation, NoVo Foundation, United Nations Foundation e Coalition for Adolescent Girls, surge no seguimento da Plataforma de Ação de Pequim (1995) e tem como mote: investe numa rapariga e ela fará o resto. No decurso da sua ação, as raparigas elaboraram materiais de preparação para o CSW, utilizados em diversos países, organizaram um campo de férias para meninas, assinalaram o dia da rapariga, realizaram debates e ações de sensibilização e desenvolveram campanhas de sensibilização. Envolveu mais de 600 jovens em ações de sensibilização, 7 escolas / agrupamentos de escolas e 4 organizações da sociedade civil. No total, foram realizadas 21 ações, das quais 9 foram dedicadas a dinamizadores/as de pares.

MAIS INFORMAÇÃO

Graal Portugal

Graal Internacional

Instituto de Segurança Social da Madeira