Conciliação debatida em Miranda do Corvo

O Graal participou numa sessão informativa sobre “políticas públicas, vivências e respostas promotoras da conciliação entre a atividade profissional e vida familiar e pessoal”, realizada no dia 30 de janeiro de 2019, no Hotel Parque Serra da Lousã.
Organizada pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, em colaboração com o Graal entre outras organizações-membro.

Em colaboração com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, esta sessão constituiu uma oportunidade para o  aprofundamento do conhecimento sobre várias temáticas, nomeadamente:
– as políticas públicas promotoras de conciliação entre a atividade profissional e a vida familiar e pessoal; 
– a desigualdade ao nível das condições de vida de mulheres e homens e o seu impacto no uso do tempo por parte das mulheres e dos homens;
– o contributo de organizações da sociedade civil para a construção das políticas públicas e para a sua implementação.

A Rute Castela, em representação do Graal, apresentou a experiência acumulada sobre esta temática, resultante dos projetos realizados pelo Graal nos últimos 25 anos em Portugal. Enquanto exemplos práticos de iniciativas promotoras da conciliação entre a vida profissional e as outras esferas da vida, apresentaram-se os recursos derivados dos projetos “Papá dá Licença” e “Banco de Tempo”.  
A Sessão contou ainda com a participação de Jaime Ramos (Presidente da Fundação ADFP), Isabel Romão (da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres), Manuel Albano (da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género), Ana Gouveia (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo) e de Heloísa Perista (da Cesis Centro de Estudos e Dalila Salvador, Fundação ADFP).