A oficina + Roda das Raparigas aconteceu entre os dias 7 e 12 de abril, no centro do Graal na Golegã. Nela participaram 25 raparigas envolvidas noutros projetos do Graal como o NAMORArte, o (n)amor e o Girl Effect. As participantes vinham de vários pontos do país: Chamusca, Coimbra, Madeira e Ponte Sor.
Nesta roda partilharam-se experiências, opiniões e ideias. Através de workshops, grupos de reflexão e outras dinâmicas foram abordadas questões como a diferença entre género e sexo, os estereótipos de género, a violência, a desigualdade de oportunidades e direitos entre homens e mulheres, o feminismo e a liderança, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Comissão sobre o Estatuto da Mulher da ONU e alguns conceitos fundamentais para a problematização da equidade.
O Coletivo Tarimba dinamizou uma sessão onde utilizou a arte para refletir sobre o papel das mulheres e tudo o que isso implica. Foi um momento de partilha de experiências e emoção. Houve ainda uma sessão dinamizada pela Cláudia Fonseca, onde, através da expressão corporal, as raparigas foram capazes de mostrar os seus sentimentos e as suas forças.
Neste atêlier, o sentimento de cuidado por outras mulheres e o respeito pelas diferenças foi reforçado.
Foram momentos muito participados pelas jovens.
A formação foi ainda complementada por dinâmicas de quebra-gelo e momentos de convívio, o que permitiu que as jovens se conhecessem melhor e que criassem ligações entre si que levaram de volta para as suas comunidades.
Houve ainda espaço para conhecer o território onde estamos e intervimos e criar laços em contexto mais informal. O grupo passeou pelo Castelo de Almourol e pelo Parque da Barquinha e conheceu o Centro de Interpretação dos Templários e a Casa-Estúdio Carlos Relvas.
O encontro terminou com uma festa de despedida onde a sororidade se manifestou das mais variadas formas.
Esta oficina contou com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e enquadra-se no projeto “+ Roda das Raparigas”.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.