Neste momento tão dramático e que tanto interpela o mundo, divulgamos uma nota do Graal Brasil, com um apelo veemente a todas e a todos.
O Movimento do Graal no Brasil
Nota de protesto pela Amazônia
Consciente da sua missão de cuidado com a vida e com o futuro do planeta, O Movimento do Graal no Brasil quer expressar sua preocupação com os últimos episódios de incêndios na Amazônia, que atingiram toda fauna, flora e populações originárias que ali ali vivem.
Segundo a NASA, as queimadas têm relação direta com o aumento do desmatamento da Amazônia e com a ação predatória do ser humano, em busca de recursos naturais, resultando na depredação da floresta e n o genocídio de seus povos.
O Graal une–se aos inúmeros grupos, comunidades, movimentos sociais da região amazônica e das demais regiões do Brasil, para expressar indignação, pesar e preocupação com mais uma tragédia ambiental que gera impactos locais, regionais e compromete a vida em todo o planeta;
Une-se também para protestar contra esse sistema de desenvolvimento baseado no lucro, ganancia, e no agronegócio, onde o lucro se baseia no uso abusivo das potencialidades naturais e no desmatamento que dele decorre;
Manifesta, ainda, toda solidariedade e apoio às pessoas atingidas pelos recentes incêndios, de maneira especial, os povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos.
Considerando que o Tribunal Penal Internacional reconheceu desde 2016 os crimes ambientais como crimes contra a humanidade, entende-se que o Estado brasileiro deve ser responsabilizado por todos os danos que foram causados – visto que a Amazônia é um importante bioma no mundo e sua destruição representa a destruição da própria humanidade.
É imperativo o investimento direto na fiscalização e proteção da floresta, por parte do governo brasileiro. Considerando que o cuidado da vida do planeta passa pela defesa radical da Mãe terra, reafirma sua adesão e comprometimento com a Laudato Sí, afirmado na Assembléia Geral Internacional, em Portugal….. e com as ações para mitigação das mudanças climáticas, reafirmados no Conselho Internacional, na Tanzânia, em julho de 2019.
Consciente dessa grande missão, o Graal do Brasil conclama o Movimento do Graal internacional, presente nos cinco continentes, a conectar-se em oração e participar de mobilizações, com outras organizações e movimentos, em defesa do planeta e do cuidado com a nossa casa comum, de modo especial, a favor da região amazônica.
O Movimento do Graal no Brasil
Agosto de 2019
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.