Dia da rapariga na Chamusca

No dia 11 de outubro celebrou-se o Dia Internacional da Rapariga. Como já é habitual, o Graal em Portugal participou nas celebrações, que acontecem em vários pontos do globo

As ações tiveram como objetivo dar a conhecer a celebração e o seu propósito, consciencializando os grupos de jovens para as desigualdades de direitos e oportunidades entre rapazes e raparigas, e, consequentemente, entre homens e mulheres. Na Escola Básica e Secundária da Chamusca, realizaram-se três ações de sensibilização, com estudantes do 6º ao 11º ano, envolvendo cerca de 130 jovens. 

Estas sessões foram dinamizadas por três jovens que estudaram naquela escola e que têm participado ativamente em vários projetos do Graal. 

Através de dinâmicas participativas e de trabalho em pequenos grupos, refletiu-se sobre as condições das raparigas um pouco por todo o mundo e no nosso contexto. Abordaram-se problemáticas como a violência e o assédio, os estereótipos e os papéis de género, as pressões e expectativas e a saúde sexual e reprodutiva.