Angariação de fundos para a construção de um espaço sócio-cultural no bairro da Relvinha

Os/as moradores/as do Bairro da Relvinha, em Coimbra, continuam a sua já longa história de luta e de mobilização, reivindicando o direito à cidade, à cultura e à cidadania.

O Graal integrou, com a Casa da Esquina, o conjunto das instituições que, no dia 23 de novembro, promoveram uma jornada de atividades diversificadas com vista à angariação de fundos para terminar a execução do projeto de construção de um Centro Social e Cultural no Bairro da Relvinha. 

Um bocadinho de história pela voz dos moradores

O Bairro da Relvinha, das “casas” de madeira degradadas, ainda faz parte da memória da cidade de Coimbra. Vinte e oito famílias que tinham sido desalojadas após a demolição de várias casas na zona da Estação Velha, Rua do Padrão e Arco Pintado, foram realojadas, em casas de madeira e de forma provisória, em 1957. O provisório tornou-se definitivo até à Revolução de Abril de 1974, altura em que os moradores do nosso Bairro se organizaram, aproveitando alguma da experiência acumulada de alguns de entre nós no combate e resistência ao fascismo.

Fundaram a Associação de Moradores em 1976 e, 10 anos depois, fundaram a Cooperativa de Construção e Habitação Económica Semearrelvinhas.

Eram dois os “objetivos fundamentais: a construção e manutenção de fogos para habitação dos seus membros e a promoção de outras iniciativas de interesse para os cooperantes nos domínios social, cultural, material e de qualidade de vida.” (Jornal CBR_X)

O projeto tem recebido apoio de Juntas de Freguesia, além de doações de materiais de empresas de construção da região, e os moradores têm retirado horas do seu tempo de lazer e descanso para ajudar na construção deste Centro Social e Cultural. Contudo, ainda não foi suficiente para construir um equipamento com a qualidade desejada. Este projecto, após a sua conclusão, poderá aproximar mais este bairro do centro, dinamizando atividades culturais que atraiam os moradores do Bairro, mas também das outras zonas da cidade.