Oficina residencial (n)amor2

Realizou-se, nos dias 24 e 25 de Fevereiro no Seminário Maior de Coimbra, a primeira oficina residencial do projeto “(n)amor:2 – Por relações igualitárias e livres de violência ”(CIG/POISE/ Portugal2020/Fundo Social Europeu).  Esta iniciativa envolveu vinte jovens de secundárias e da Universidade de Coimbra, duas professoras e cinco animadoras, que nestes 2 dias criaram relações de cumplicidade e amizade.

A ação propôs o aprofundamento dos conhecimentos sobre “discriminação com base no sexo” e “violência no namoro” através de dinâmicas que mobilizaram a criatividade, o sentido crítico e a capacidade de trabalho em grupo dos/as participantes.  Foram desconstruídos os mitos do amor romântico, houve reconhecimento dos diferentes tipos de comportamentos abusivos – seus mecanismos e dinâmicas e foram pensadas estratégias para sensibilizar colegas e lidar adequadamente com situações de violência no namoro.

O Graal fez um balanço muito positivo da oficina. Agradecemos a todas as escolas parceiras que mobilizaram jovens, bem como a todos/as que vieram e participaram ativamente nas ações propostas.  Acreditamos que esta Oficina foi uma excelente base para construir as outras oficinas, iniciativas e recursos de sensibilização artísticos, bem como para a criação de um grupo de dinamizadores/as e educadores/as de pares bem preparado e entusiasta.