Durante os dias 8, 9 e 10 de setembro, na Pousada da Juventude de Abrantes, decorreu o primeiro encontro residencial do projeto NAMORArte+. Participaram 20 pessoas, empenhadas na construção da igualdade e na luta contra a violência.
Através de metodologias favoráveis à participação, aprofundou-se a reflexão sobre a problemática da violência no namoro e trabalharam-se os mitos do amor romântico, os modelos relacionais veiculados nas séries e filmes e noutras produções culturais, os papéis e expectativas associados ao ser rapariga e ao ser rapaz e os direitos e as responsabilidades numa relação. Houve também espaço para o conhecimento mútuo e para a construção de laços no interior deste grupo de jovens, onde estiveram sempre presentes a colaboração e a empatia. Foi ainda dinamizado um peddy paper feminista pela cidade de Abrantes que incluiu uma passagem pela casa que viu nascer Maria de Lourdes Pintasilgo
O balanço que fazemos é, assim, muito positivo, e até as necessárias restrições à proximidade física e os rituais de higienização foram assumidos, sem esforço, pelo grupo. Foram três dias vividos com intensidade, férteis em ideias, partilhas, aprendizagens e projetos de futuro. As ideias e projetos co-construídos ganharão forma nos próximos tempos.
O NAMORArte+ pode ser acompanhado através das páginas de facebook e instagram.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.