Campanha (n)amor2 "Micromachismos"

O (n)amor2 (CIG/POISE/ Portugal 2020/ Fundo Social Europeu) lança uma campanha sobre micromachismos, para assinalar o Dia Internacional das Mulheres.

Após a última roda de conversa sobre esta temática, e dada a riqueza das reflexões e partilhas feitas pelos/as jovens participantes no projeto, foi proposta a continuação e alargamento do debate com uma campanha de sensibilização para as redes sociais Facebook e Instagram.

Os micromachismos são atitudes e valores machistas que, de tão pequenos, acabam por ser normalizados na sociedade. Apesar de terem a denominação de “micro” o impacto deles é macro. São atitudes tão subtis, desvalorizadas e invisibilizadas que a sua eliminação é particularmente difícil.

As mulheres são as principais visadas por estas relações de poder desiguais, assim esta campanha tem maioritariamente o seu ponto de vista – o que ouvem, o que sentem – que impactos tem no seu corpo, nas suas relações de intimidade,de trabalho; no espaço político, público e privado.

Esta campanha decorre durante o mês de março e apela à participação de todas as pessoas através da partilha das suas próprias experiências de micromachismos, nomeadamente aqueles que estão na base das relações não igualitárias, abusivas e violentas.