Encontro "A riqueza da diversidade: o Graal enquanto movimento transnacional de mulheres"

 

No passado dia 26 de maio realizou-se o segundo encontro entre raparigas e mulheres do Graal, intitulado “A riqueza da diversidade: o Graal enquanto movimento transnacional de mulheres”. Na sessão, dinamizada por Zoom no âmbito da Roda das Raparigas 3.0., participaram cerca de 30 mulheres ligadas ao Graal e às suas diversas iniciativas.

O encontro iniciou-se com uma partilha acerca dos lugares onde o Graal nos levou, sendo rapidamente perceptível a amplitude do próprio conceito de “lugar”. Seguiu-se a inspiradora intervenção de Maria Carlos Ramos, que recorreu à alegoria “Conferência dos Pássaros”, obra do poeta persa Farid Ud-Din Attar para nos falar sobre a transnacionalidade do movimento e sobre os desafios e potencialidades desta dimensão.

No seguimento desta partilha, foi então tempo de relembrar a participação do Graal em Portugal na Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW), que acontece anualmente, desde 2012, destacando-se o papel do Graal nesta comissão (através do GLUNN – Grail Link to the United Nations Network), e percorreu-se uma linha cronológica que dava conta das jovens portuguesas que participaram ao longo da última década. Margarida Augusto e Beatriz Facundo, as mais recentes participantes portuguesas no CSW, partilharam um pouco da sua experiência e do projeto de “regresso a casa” que pretendem implementar.

Apesar da distância que o atual contexto ainda implica, foi mais um fim de tarde de cumplicidade e partilha de experiências e esperanças. Fica a expectativa de que, em breve, o reencontro possa acontecer num outro “lugar”.

A sessão aconteceu no âmbito do projeto Roda das Raparigas 3.0, financiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (ao abrigo do Apoio Técnico e Financeiro às ONGM). Este é um projeto de continuidade, que iniciou em 2018 e tem envolvido raparigas e jovens mulheres ligadas a várias iniciativas do Graal.