Roda de conversa (n)amor2 | Masculinidades

No dia 22 junho dinamizou-se a 10ª Roda de Conversa do projeto (n)amor 2 (CIG/POISE /Portugal2020/Fundo Social Europeu). O tema para reflexão, escolhido previamente pelos e pelas jovens participantes, foi o das “Masculinidades”.
Iniciou-se a conversa com a questão da socialização de meninos/rapazes e como esta os condiciona com estereótipos e papéis de masculinidade tóxica que têm consequências graves para a saúde física e mental de todos e em particular dos que não se “enquadram” no modelo de masculinidade dominante. Debateram-se também as questões relacionadas com a educação sexual e os padrões irrealistas e perigosos incutidos pela pornografia e/ou grupos de WhatsApp de rapazes, onde é comum a partilha de conteúdos íntimos e a humilhação de raparigas. 
Constatou-se que para quebrar esses modelos e padrões é necessário o envolvimento de todos e todas, com jovens e adultos de referência, que devem falar naturalmente destes temas e ir sempre identificando e denunciando as situações de masculinidade tóxica, protegendo quem é vítima e trazendo as raparigas para os grupos mais masculinizados – como os grupos desportivos onde os rituais “macho” são uma constante.
Afirmou-se ser muito necessário criar espaços seguros e sensibilizar as comunidades: nas famílias e principalmente nas escolas onde, para além de professores e outros/as funcionários/as sensibilizados/as, é fundamental ter bons conteúdos de educação sexual e igualdade de género adequados às diferentes faixas etárias e realidades.
Agradecemos a cada um e cada uma, dos 12 elementos, desta roda rica em partilhas e afetos onde se pensaram novas masculinidades enquanto base para relações igualitárias e livres de violência.