O projeto (n)amor2 (CIG/POISE/Portugal 2020/ Fundo Social Europeu) realizou, no dia 30 de junho, o encontro online “Construir redes| para a prevenção da violência no namoro”, com cerca de 40 participantes.
Este encontro aberto foi o culminar de um processo realizado com o grupo de trabalho constituído, no âmbito deste projeto, por representantes de 5 organizações da sociedade civil -APAV/Gabinete de Apoio À Vítima de Coimbra, APEM/Associação Portuguesa Estudos Mulheres,AKTO/ Direitos Humanos e Democracia, UMAR Coimbra/União de Mulheres Alternativa e Resposta e a Casa da Esquina e 4 escolas, Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, Escola Secundária Avelar Brotero, Escola Secundária D. Duarte e ESEnfC/Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Na primeira parte do encontro “construir redes” foi apresentada uma síntese deste processo realizado. Com este grupo de trabalho, durante mais de 1 ano, foi construído um diagnóstico de problemas enfrentados no âmbito da prevenção primária da violência no namoro na região Centro, identificados desafios futuros e propostas de ações para os colmatar.
Na segunda parte, com um modelo “roda de conversa”, contámos com a avaliadora externa do projeto (n)amor2 Professora Cristina Vieira na moderação, para perspectivar desafios e respostas para o futuro.
Foi uma reflexão rica de perspetivas e saberes que contou com contributos de várias pessoas, algumas representantes de organizações e escolas. Em breve lançaremos novo repto para continuarmos a construir uma base para um trabalho em rede, na região Centro, na área da prevenção primária da violência no namoro.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.