O segundo encontro residencial do NAMORArte+ aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de julho, na Pousada da Juventude de Abrantes. A ação reuniu 19 pessoas que, ao longo dos três dias, refletiram e debateram sobre o fenómeno da violência no namoro e outras temáticas ligadas às relações afetivas.
No primeiro dia, depois de uma retrospetiva do projeto até ao momento, contámos com o testemunho de uma jovem cuja história é marcada por uma relação de namoro violenta. Numa corajosa e transparente conversa, deu a conhecer, em 1ª pessoa, como é, o que sentiu e que marcas deixou a violência de que foi vítima, respondendo às perguntas do grupo.
No dia seguinte, as sessões tiveram como foco a construção de competências relacionais. Durante a manhã, trabalharam-se boas práticas comunicacionais e houve espaço para cada pessoa pensar sobre a forma como se relaciona com as pessoas significativas na sua vida. À tarde, a sessão foi dinamizada pela psicóloga Joana Coelho, que, através de metodologias favoráveis à participação, facilitou a reflexão sobre a forma como lidamos com o conflito e sobre modelos relacionais. O último dia foi de balanço do encontro e de planeamento dos próximos passos.
Como habitualmente, houve momentos próprios para estreitar laços que contribuíram para o ambiente colaborativo, empático e cúmplice que se gerou. Foram três dias de aprendizagem, ideias e partilhas e ficou registada a vontade de, em breve, nos juntarmos novamente.
O NAMORArte+ pode ser acompanhado através das páginas de instagram e facebook.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.