Preservar e reinventar os lugares: reflexões sobre a ação política da sociedade civil

 

No fim da tarde do dia 29 de setembro realizou-se um encontro online que intitulámos “preservar e reinventar os lugares: reflexões sobre a ação política da sociedade civil” (disponível aqui).

A uma breve revisitação do processo de influência política desenvolvido no âmbito do projeto LigAções, seguiu-se uma conversa sobre ação política da Sociedade civil, orientada pelo investigador e professor da Universidade de Aveiro José Carlos Mota. Tivemos a oportunidade de escutar intervenções de Hugo Pereira, do Movimento pelo Jardim Ferroviário da Boavista, de Sandra Oliveira, do movimento Cidadãos pela Ajuda, de Maria José Afonso, dos Amigos da Tapada das Necessidades e de José João, da Associação dos produtores de Sal da Figueira da Foz.

Falaram-nos das causas na origem dos coletivos que integram e dos seus percursos de resistência face a decisões de instituições políticas formais. Abordaram também as fragilidades dos movimentos cívicos e denunciaram as dificuldades, amplamente partilhadas, de fazerem valer as suas posições e propostas junto do poder político. Foram também deixadas algumas pistas para o futuro, tendo em vista o reforço da influência da sociedade civil nos processos de tomada de decisão política.

No final da conversa, acompanhada no zoom e no Youtube por um total de aproximadamente 80 pessoas, tomaram a palavra algumas das pessoas que participaram neste encontro, que nos interpelou e que fez crescer a vontade de novos encontros!