No passado sábado, dia 18 de dezembro, realizámos mais um encontro da Roda das Raparigas 3.0., intitulado “Roda andante – seguindo os passos de mulheres que lutaram pelos direitos de todas nós”, o quarto encontro no âmbito deste projeto. Contou com a participação de 15 jovens mulheres, vindas de Lisboa, de Santarém, do Porto e da Chamusca.
O percurso teve início junto ao Centro de trabalho Vitória, local associado ao Partido Comunista Português, do qual era militante Maria Lamas, a primeira mulher sobre quem falámos e aprendemos. A partir de alguns textos recolhidos previamente – sobre a sua vida, sobre a sua obra e sobre o seu envolvimento no movimento antifacista -, as raparigas foram divididas em pequenos grupos e partilharam depois aquilo que aprenderam com as restantes. Em seguida, assinalámos o momento com a construção de um pequeno memorial, que deixámos perto do local.
A roda seguiu para o Jardim Maria de Lourdes Pintasilgo, onde nos esperavam Fátima Grácio e Marijke de Koning para nos falar sobre de Maria de Lourdes Pintasilgo, uma das mulheres que trouxe o Graal para Portugal, sobre o seu envolvimento dedicado e cativante no Graal e sobre o seu percurso político. Voltámos a deixar um memorial construído coletivamente. À chegada ao terraço, assistimos a um excerto de um documentário sobre Maria de Lourdes e terminámos com um lanche de Natal.
Fazemos um balanço muito positivo deste encontro e, por isso, esperamos que a Roda Andante continue em movimento e que possamos repetir esta atividade, recordando brevemente mais mulheres que lutaram pelos direitos de todas nós.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.