A profetisa Miriam, filha de Joquebede, nasceu e cresceu escrava, no Egito. Quando Joquebede colocou Moisés dentro de um cesto, no rio Nilo, a fim de ser salvo da morte que o Faraó havia decretado, foi Miriam que o vigiou, certificando-se que Moisés chegava salvo, até ao sítio onde se encontrava a filha do Faraó. Tendo a filha do Faraó acolhido Moisés, foi ainda Miriam a conseguir que a própria mãe passasse a ser ama de leite de Moisés.
Joquebede ousou arriscar, teve imaginação para encontrar uma estratégia capaz de salvar Moisés da morte certa decretada pelo Faraó. Miriam, acompanhou todo o trajeto do cestinho onde a mãe colocara o irmão, até ao sítio onde se encontrava a filha do Faraó, cuidou de Moisés e agiu com sabedoria. Sem a iniciativa e o cuidado de Joquebede e Miriam, Moisés não teria sobrevivido e não teria libertado o seu povo da escravidão.
Miriam foi também uma profetisa. Ela profetizou a libertação do seu povo, tocava tamborim e liderou as mulheres de Israel que celebraram a travessia do Mar Vermelho e a libertação do povo de Israel cantando, dançando e declamando poemas de louvor a Deus. “Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro” (Ex 15:20:21).
Nos tempos em que vivemos, também precisamos de ousadia, de imaginação, de empenho para nos libertar de tudo o que nos oprime e oprime o outro, para vigiar e cuidar dos outros, do planeta, da vida.
Rezemos pela Paz no mundo e, muito especialmente, na Ucrânia.
|…|e tomou Miriam, a profetisa, irmã de Moisés e Aarão, o tambor na sua mão, e saíram todas a mulheres atrás dela, com adufes e com danças.
Ex 15,20
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.