Sessões de apresentação dos resultados de Estudo sobre Violência no Namoro

No dia 7 de abril, o NAMORArte+ esteve na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para apresentar e discutir os resultados do estudo sobre violência no namoro conduzido por aquela instituição de ensino superior. A sessão reuniu 27 jovens do curso de TESP de Acompanhamento de Crianças e Jovens. Após a apresentação dos resultados, em pequenos grupos, os dados foram analisados e problematizados e as reflexões foram partilhadas em plenário.

De forma geral, o grupo considerou os dados preocupantes, ainda que pouco surpreendentes. As e os jovens alertam para a importância da violência psicológica, por ser a mais comum, a mais difícil de detetar e de condenar e por estar presente em todas as outras formas de violência. Respondendo à questão: “o que fazer para prevenir a violência no namoro?”, algumas das pessoas que participaram referem que a atuação para prevenir a violência no namoro deve começar cedo, a partir do 1º ciclo, por ser um período muito significativo na construção de estilos relacionais.

Foi uma sessão dinâmica e questionadora. Esperamos que tenha contribuído para que o grupo, composto por pessoas que virão a trabalhar com crianças e jovens, esteja mais consciente da dimensão do problema, mais atento às várias formas de violência e menos tolerante a qualquer tipo de abuso nas relações de namoro.

Os principais resultados deste estudo podem ser revisitados aqui.