III encontro residencial do NAMORArte+ na Golegã

O terceiro encontro residencial do NAMORArte+ realizou-se nos dias 12 e 13 de abril, no Centro do Graal na Golegã. Nele participaram 22 jovens da Chamusca, de Ponte de Sor, de Santarém e de Torres Novas, que refletiram e debateram sobre a problemática da violência no namoro e sobre outras questões ligadas à igualdade entre raparigas e rapazes, mulheres e homens.

No primeiro dia, feitas as apresentações (uma parte do grupo participou pela primeira vez) revisitou-se o percurso do projeto NAMORArte+. De seguida, apresentaram-se e discutiram-se os principais dados do estudo sobre violência no namoro, desenvolvido pela Escola Superior de Educação de Santarém (podem ser consultados aqui). A discussão, primeiro em pequenos grupos e depois em plenário, foi profunda e questionadora. Ainda no primeiro dia, o grupo ouviu dois testemunhos de jovens cujas histórias foram marcadas por uma relação de namoro violenta, que motivaram a discussão que se seguiu sobre os tipos de violência, as consequências, as causas, as razões pelas quais é difícil terminar uma relação assim e o que fazer numa situação como as que ouviram.

No segundo dia, através de dinâmicas participativas, o grupo refletiu sobre os fatores que, injustamente, condicionam os direitos e as oportunidades das pessoas: sexo, orientação sexual, migração, religião, nacionalidade, étnia, deficiência, etc. Houve, também, a oportunidade de aprofundar a questão das desigualdades entre mulheres e homens nas várias esferas da vida. Da parte da tarde, reservou-se tempo para pensar os próximos passos do projeto, como o Encontro XL, que se realizará em julho, e a próxima campanha de sensibilização.

O encontro ficou marcado pelo envolvimento ativo do grupo de jovens, pelo entusiasmo que imprimiram nas atividades e pelas partilhas de perspetivas e experiências.

O NAMORArte+ pode ser acompanhado através das páginas de instagram e facebook.