Sessão "Prevenir a Violência no Namoro na Chamusca"

No dia 10 de maio, no Cineteatro da Chamusca, realizou-se a sessão “Prevenir a Violência no Namoro na Chamusca”. Neste encontro, realizado ao fim da tarde, promovido pelo Graal, pela Câmara Municipal da Chamusca e pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IP Santarém), participaram 32 pessoas ligadas a várias entidades locais com intervenção na área da juventude e da educação: para além das entidades promotoras do encontro, contámos com a representação do Agrupamento de Escolas da Chamusca, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Chamusca, da Unidade de Cuidados na Comunidade (Chamusca/Golegã), da Companhia de Teatro do Ribatejo, do Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G Chamusca Abraça. A sessão contou ainda com a participação de jovens da comunidade.

O encontro teve início com uma visita à exposição “Tenho em mim todas as mulheres do mundo”, por Inês Valador. Depois de um café de boas-vindas, a sessão começou com uma intervenção da Vice-Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Cláudia Moreira, que sublinhou a relevância do problema e o empenho do Município na promoção da igualdade e no trabalho em parceria. Seguiu-se um momento de apresentação do Graal por Maria Carlos Ramos e do projeto NAMORArte+: do seu propósito, opções metodológicas e atividades pela equipa deste projeto. No seguimento, Ariana Dias, Joana Filipe, Carolina Braz, Inês Valador e Luís Tanoeiro, jovens participantes no NAMORArte+, deram o seu testemunho sobre a sua experiência de envolvimento no projeto.

Foi apresentado o estudo sobre violência no namoro no território, desenvolvido pela ESE-IPSantarém. As professoras Marta Uva, Maria João Cardona e Teresa Cláudia Tavares descreveram o processo de construção do questionário e partilharam as principais conclusões do estudo. Seguiu-se um momento de trabalho em grupos: as pessoas presentes foram convidadas a refletir em conjunto sobre os resultados do estudo e sobre o que pode ser feito pelas entidades locais para minorar o problema da violência no namoro. As reflexões geradas foram enriquecedoras, bem como as sugestões recolhidas.

O Graal agradece a todas as pessoas e entidades que contribuiram para a realização desta sessão, um momento importante no trabalho concertado de prevenção da violência no namoro no território.