Encontro Final do NAMORArte+

O Encontro Final do NAMORArte+ decorreu no dia 24 de maio, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IPSantarém). No encontro, participaram 68 pessoas: estudantes e profissionais da área da educação, pessoas ligadas a autarquias e a organizações da sociedade civil.

A sessão de abertura foi iniciada por Susana Colaço, Diretora da ESE-IPSantarém, que deu as boas-vindas e sublinhou a importância do trabalho na área da violência no namoro. Marta Silva, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), partilhou reflexões sobre a prevalência e a legitimação da violência no namoro e sobre a importância de se empreenderem esforços no sentido da prevenção da violência. Ana Costa, membro do Conselho Coordenador do Graal, deu a conhecer a história deste movimento internacional e evidenciou o compromisso e o percurso do Graal na promoção da igualdade entre mulheres e homens. Por fim, Sónia Seixas, vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém e membro da equipa que desenvolveu o estudo no âmbito do NAMORArte+, fez um balanço positivo da colaboração da ESE no no projeto.

Depois da sessão inicial, Eliana Madeira e Elsa Nogueira, membros da equipa do NAMORArte+ apresentaram o projeto, o seu propósito, as opções metodológicas e revisitaram as atividades desenvolvidas. No seguimento, Beatriz Facundo, Eva Jesus, Inês Valador, Luís Elias, Carolina Braz e Luís Tanoeiro, jovens que participam no NAMORArte+, deram o seu testemunho sobre o seu envolvimento ativo no projeto e enquanto educadoras/es de pares.

Seguiu-se a apresentação do estudo sobre as experiências e perspetivas de jovens relativamente à violência no namoro, desenvolvido pela ESE-IPSantarém. Marta Uva, Maria João Cardona, Sónia Seixas, Teresa Cláudia Tavares, Elisabete Linhares e Rui Lopes, professor/as na instituição, deram a conhecer o estudo: as opções metodológicas, o instrumento desenvolvido e apresentaram as principais conclusões da investigação.

A mesa redonda foi moderada por Maria João Cardona. Nela participaram Tiago Rolino, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), Teresa Alvarez, da CIG, e Margarida Maia, da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR). Tiago Rolino teceu reflexões sobre o papel dos homens e dos rapazes enquanto aliados na luta pela igualdade e sobre a importância de promover novos modelos de masculinidade que estimulem o cuidado e a não-violência. Teresa Alvarez problematizou a raiz patriarcal das sociedades que estabelece uma hierarquia entre mulheres e homens, naturalizando a inferioridade das mulheres. Dando exemplos concretos, colocou em evidência as potencialidades da Educação na transformação da sociedade. Margarida Maia partilhou a experiência do projeto ARTHEMIS+ comprometido com a prevenção da violência em contexto escolar.

Depois do almoço, as e os participantes regressaram ao auditório para uma performance de teatro playback pelo grupo InVerso que, recorrendo às histórias do público, representou episódios de discriminação em razão do sexo.

Posteriormente, desenvolveu-se uma oficina na qual foram explorados recursos pedagógicos e experimentadas algumas dinâmicas a que temos recorrido em atividades de sensibilização no NAMORArte+.

Foi um encontro rico em partilhas de experiências e em conhecimentos. Agradecemos à Escola Superior de Educação de Santarém, aos/às oradores/as e a todas as pessoas que participaram neste encontro muito significativo no percurso deste projeto que nos mobiliza.