Síntese Final do Caminho Sinodal

O caminho é o chão da sinodalidade e
aqui se tece o nosso ser enquanto Igreja.

O Graal é um movimento internacional de raiz cristã partilhado por muitas mulheres de culturas, profissões, gerações e opções de vida diversas. Em Portugal, o Movimento estabeleceu-se em 1957, por intermédio de Maria de Lourdes Pintasilgo e Teresa Santa Clara Gomes. Atualmente, o Graal conta com a participação de aproximadamente setenta mulheres que se organizam em grupos de pertença em Coimbra, Golegã, Lisboa, Parede e Porto, embora tendo participantes noutros locais do país (Portalegre, Torres Vedras, Guimarães, entre outros). Durante a fase diocesana do Sínodo, o Graal, através dos seus grupos de pertença, reuniu-se durante três meses para reflectir sobre as propostas e temas apresentados pelo Sínodo, com base num conjunto de guiões elaborados por algumas de nós para o efeito. Dos vários encontros, com a seguinte estrutura, redigiu-se a síntese a seguir apresentada:

  1. Método
  2. Reflexões
  3. Horizontes: Reimaginar a Igreja
  4. Passos concretos

 

MÉTODO

 O nosso caminho sinodal teve início com essa elaboração de onze guiões, um por cada tema, tendo sido adicionado um outro, para temas ou questões não abordadas e em aberto. Os temas e questões que constam dos guiões são os que vinham propostos no Documento Preparatório. Era esta a estrutura de cada guião:

  1. Imagem
  2. Oração (Adsumus Dominus Sancte Spiritus, oração de Santo Isidoro de Sevilha)
  3. Texto Bíblico
  4. Textos e Recursos de apoio
  5. Questões a aprofundar
  6. Oração Final
Indian Summer Quilt | Bernadette Mayr

REFLEXÕES

Tema 1: Companheiros e companheiras de caminho

Tema 2: Escutar

Tema 3: Falar

Tema 4: Liturgia/Celebração

Tema 5: Partilha, responsabilidade e missão comum

Tema 6: Diálogo na Igreja e na sociedade

Tema 7: Ecumenismo

Tema 8: Autoridade e participação

Tema 9: Discernimento e decisão

Tema: As mulheres na Igreja

HORIZONTES: REIMAGINAR A IGREJA

Sonhamos caminhar em Igreja.

Sonhamos com uma Igreja aberta, atenta, corajosa e fraterna. Uma Igreja com muitas faces, onde todas as pessoas, por mais diversas que sejam, têm lugar diante de Deus. Uma Igreja onde os que buscam a justiça, a paz e a liberdade sejam nossos companheiros e companheiras de caminho.

Sonhamos uma Igreja despojada de si mesma, capaz de envolver e acolher todos, em particular os mais excluídos.

Sonhamos uma Igreja atenta às subtilezas de cada voz. Uma Igreja que escuta sem condenar, que ouve os outros com misericórdia.

Sonhamos com uma Igreja que se abre ao silêncio. Uma Igreja aberta à mudança, que se questiona e dá espaço à capacidade renovadora de cada pergunta.

Sonhamos com uma Igreja que nos convoque por inteiro.

Sonhamos com uma Igreja que se ocupa do belo, do bom e do justo.

Sonhamos com uma Igreja onde a palavra proclamada seja fruto da inspiração do Espírito, ressoando em cada uma de nós. Uma Igreja que não nos ensurdeça com palavras esvaziadas de sentido. Sonhamos com uma Igreja que acolha e promova a nossa diversidade: no estar, no falar, no celebrar.

Sonhamos com uma Igreja que não desista da dimensão utópica da sua missão. Uma Igreja que não desista da construção de um mundo melhor e justo para todos os seres que habitam a Terra.

Sonhamos com uma Igreja inconformada com as injustiças e presente a todas as realidades do humano e do planeta.

Sonhamos com uma Igreja que encara a sua missão como a expressão da transbordância do Mistério divino que habita a realidade do mundo.

Sonhamos com uma Igreja que, ao jeito de Jesus Cristo, nos estimula a uma fé intramundana. Uma igreja que dê testemunho de uma vida frugal, atenta à realidade do outro.

Sonhamos com uma Igreja que acredita verdadeiramente no diálogo, e que o promove enquanto exercício permanente de descoberta e reconhecimento, capaz de gerar um verdadeiro movimento de humanização do mundo.

Sonhamos com uma Igreja que afirme a igualdade humana entre mulheres e homens e trabalhe para que tal igualdade seja construída na paridade.

Sonhamos com uma Igreja que cumpra a promessa do Concílio Vaticano II e que siga Jesus Cristo.

PASSOS CONCRETOS

 Desenvolver uma atitude de constante discernimento

Reinventar a participação

 

Promover uma Igreja aberta ao Mundo