Encontro Nacional do Banco de Tempo em Telheiras

Depois de 2 anos de suspensão forçada dos encontros entre as agências do Banco de Tempo portuguesas, devido à pandemia de covid-19, deu-se o reencontro tão desejado, no dia 2 de junho. O encontro teve lugar em Lisboa, no Antigo Lagar da Quinta de São Vicente, em Telheiras. Foi coorganizado pelo Graal e pela Agência do Banco de Tempo do Lumiar e inscreveu-se no Festival de Telheiras, promovido pela Parceria Local de Telheiras e pela Junta de Freguesia do Lumiar.

Algumas pessoas faltaram por razões de saúde, algumas mesmo por estarem infetadas por este vírus de que estamos a ter dificuldade em libertar-nos. Ainda assim, fomos 25 pessoas, uma parte de Lisboa (Campolide e Lumiar) e outras vindas de Aveiro, Évora, Odemira, Quarteira e Santa Maria da Feira.

Depois das apresentações, seguiu-se um balanço da atividade do Banco Central e das diferentes agências locais e foram partilhados planos para o futuro.

Tivemos a possibilidade de pensar a comunicação externa no Banco de Tempo com a orientação de Daniel Mendes, especialista em comunicação, que nos propôs conteúdos e dinâmicas desafiantes. Ficou o desejo e reconhecida a necessidade de darmos continuidade à reflexão e aprendizagem nesta área.

Durante a hora do almoço tivemos a possibilidade de apreciar a exposição de fotografias premiadas num concurso de fotografia da iniciativa da agência do Banco de Tempo de Algés, no âmbito do lançamento dessa agência. São fotografias que de alguma forma espelham valores inerentes ao Banco de Tempo.

Seguiu-se uma performance de teatro playback, pela companhia InVerso que foi, como alguém disse na avaliação, um “momento mágico”. Entre outras, foram partilhadas histórias vividas no Banco de Tempo por mulheres, que nos falam sobre as potencialidades desta iniciativa na inclusão, no empoderamento e na realização de todas as pessoas.

Houve ainda tempo para pensar conjuntamente o Encontro Internacional do Banco de Tempo que planeamos realizar no final deste ano em que comemoramos os 20 anos do Banco de Tempo.

O encontro prolongou-se, com algum tempo de conversa livre e fluída entre pessoas ligadas ao Banco de Tempo com saudades de estarem juntas.