Encontro XL do NAMORArte+

Nos dias 12 e 13 de julho, o Centro do Graal da Golegã recebeu o Encontro XL do projeto NAMORArte+. No encontro participaram 32 jovens que, ao longo dos dois dias passados em conjunto, refletiram, debateram e partilharam perspetivas e experiências relacionadas com as questões da igualdade entre mulheres e homens, raparigas e rapazes, e da violência nas relações de namoro.

O grupo de jovens foi composto por pessoas que já tinham participado noutros momentos do projeto e por outras que se juntavam pela primeira vez. Depois de várias dinâmicas de interconhecimento, revisitámos o NAMORArte+, fazendo um balanço das atividades já realizadas e dos resultados.

A reflexão que se seguiu partiu de quatro testemunhos de pessoas que, em algum momento das suas vidas, estiveram envolvidas em relações de namoro violentas. Foram apresentadas ilustrações baseadas nestas histórias de relações abusivas e, num “debate silencioso”, cada participante partilhou o que pensava sobre as imagens. De seguida, em pequenos grupos, analisaram as situações descritas, abordando os tipos de violência, as consequências, as causas e o que fariam se passassem por uma situação semelhante. Houve ainda tempo para pensar sobre como transformar este material numa nova campanha online para sensibilizar outras pessoas.

Foi então o momento de elaborar uma grande faixa, transformando arte em ativismo. Com o apoio de Lara Castro, o grupo propôs “palavras de ordem” pela igualdade e contra a violência no namoro, que registou numa tarja que, nessa noite, foi apresentada à comunidade na praça central da Golegã.

De seguida, o encontro recebeu a companhia de teatro playback InVerso, que fez eco das experiências e emoções partilhadas pelas/os participantes.

Antes de terminar o dia, realizou-se o Peddy Paper do NAMORArte+. Em equipas, as e os jovens visitaram vários lugares da vila e demonstraram o seu conhecimento acerca do NAMORArte+ e dos resultados do estudo da violência no namoro desenvolvido no âmbito do projeto.

À noite, depois da intervenção na praça central, houve ainda tempo para conversar, jogar e estreitar laços.

No dia seguinte, Diana Pinto, da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, dinamizou a sessão “Mobiliza-te contra o Sexismo”. Na sessão, criou condições para uma reflexão mais profunda e para o debate sobre os papéis sociais que limitam mulheres e homens e que contribuem para as desigualdades de direitos, oportunidades e acesso entre os sexos.

À tarde, o grupo foi dividido em dois e realizaram-se workshops em simultâneo. Num deles, orientado por Margarida Augusto, trabalharam-se as conceções do amor romântico nos filmes e nas séries, problematizando a forma como as relações de namoro e de intimidade são representadas e as mensagens que veiculam. No outro workshop, Inês Valador levou o grupo a pensar sobre os ideias de beleza feminina, o seu impacto na vida das mulheres e a sua relação com as redes sociais.

Antes da despedida, houve ainda oportunidade para ouvir o feedback do grupo de jovens sobre os dias passados em conjunto.

E assim terminou o Encontro XL do NAMORArte+, que marca o fim deste projeto. Foi um encontro vivido com alegria e onde a vontade de transformar se fez notar entre o grupo de jovens. Esta motivação e as ideias que do encontro saíram deixam-nos expectantes quanto a outras oportunidades no futuro.

Fotografias de Marco Maia, Eva Jesus e Ana Barata