O Graal tem vindo a intervir na área da violência no namoro desde 2010. Ao longo destes anos, fomos aprendendo com o trabalho e o pensamento de outras organizações e com a nossa experiência: com o que correu bem e com o que correu mal e, sobretudo, no diálogo com jovens que têm participado nos projetos.
Na publicação “O essencial de um processo de capacitação de educadores/as de pares na área da violência no namoro” sistematizam-se algumas dessas aprendizagens, na expectativa de que possa ser útil a outras organizações que trabalham com jovens e que intervêm ou têm a intenção de intervir na prevenção da violência no namoro.
Este recurso detém-se numa parte específica do projeto NAMORArte+: num Programa de Capacitação, que decorreu em regime residencial, com a duração mínima de 50 horas e que se empenharam no desenvolvimento de materiais e iniciativas de sensibilização junto de pares. No total, envolveram-se 57 jovens, com idades entre os 15 e os 23 anos, num programa que envolveu 4 encontros residenciais de 2 ou 3 dias cada.
A publicação marca o fim do projeto NAMORArte+, promovido pelo Graal e financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, tendo como organismo intermédio a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.