No dia 3 de setembro, o Grupo de Pertença do Porto foi visitar a exposição “Maria de Lourdes Pintasilgo – Mulher de um Tempo Novo” no Museu da Presidência da República. Foi um desejo do grupo fazer esta visita em conjunto, uma reunião/viagem/exposição. Foi programa para o dia todo. Partida de comboio logo de manhãzinha, de Famalicão, Campanhã e Gaia com a alegria de quem parte para um Campo de Férias.
As reuniões do grupo são quase sempre abertas, tipo traz outra amiga também. Desta vez, mais sentido fez. Às Alice Fernandes, Isabel Varandas, Helena Sousa, Marijke, Sónia Rodrigues e Teresa Castro, juntaram-se a Isabel Leal, a Loreto, a Cristina Estrada, a Rita Estrada e a Catarina Mendes.
No fim do almoço, bem animado, o grupo rumou à exposição. Os objetos pessoais da infância até ao fim da vida da Maria de Lourdes a todas comoveu. Houve pausas para ver as fotografias e o documentário, tão belo e verdadeiro, da Graça Castanheira. Para algumas foi recordar tempos vividos no Graal. Para a Catarina, 23 anos, recém-licenciada em Antropologia, foi tudo novo.
Pelas 17h30m o grupo dirigiu-se a Arroios para visitar o Memorial à Maria de Lourdes e o jardim com o seu nome, onde num banco se lê: «o tempo que vivi foi meu e dele sou responsável, mas é na fronteira intransponível entre “eu” e “nós” que existe o “campo do tempo».
Que feliz jornada! Que dia inspirador! Assim se vai cumprindo, também, a missão do Graal.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.