O Graal nos 16 Dias pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Raparigas

A violência contra as mulheres e raparigas no mundo é um problema que merece a atenção e que nos mobiliza no Graal.

Este ano, no âmbito da campanha “16 Dias pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Raparigas” participámos em diferentes iniciativas na cidade de Lisboa, no âmbito do programa promovido pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e pela Câmara Municipal de Lisboa.

No dia 7 de novembro, Antónia Coutinho integrou o painel “Associações de mulheres em Portugal em sororidade com as mulheres no Irão: ações possíveis”, no âmbito do Encontro intitulado “Em memória de Mahsa Amini: Violência contra as mulheres e raparigas no Irão”. Este encontro foi gravado e pode ser revisitado aqui.

Também em representação do Graal e da PpDM, Eliana Madeira, apresentou, no mesmo dia, uma comunicação no Colóquio “Combate à Violência e os Direitos Humanos: da teoria à prática”, promovido pela Junta de Freguesia de Campolide, partilhando a experiência do trabalho de prevenção da violência no namoro.

No dia 11, Elsa Nogueira fez uma intervenção num debate com ONGDM sobre as 16+ formas de violência contra as mulheres, num evento intitulado “What’s behind a woman’s smile? | using art to make a difference”, no Nada Temple, sobre a problemática da violência no namoro.

Ainda no âmbito desta campanha, o Graal promoveu o encontro “Violências institucionais na vida das jovens mulheres“, no dia 26 de novembro, e acolheu no terraço a sessão “A juventude, a construção da sexualidade e a pornografia“, no dia 5 de novembro, das quais já demos conta.