Encontro "Construindo a Igualdade: 20 anos do Banco de Tempo em Portugal"

18

O dia 10 de dezembro foi o dia escolhido para celebrar os 20 anos do Banco de Tempo em Portugal! O encontro teve lugar no espaço acolhedor da Atmosfera M, em Lisboa, e reuniu 78 pessoas vindas de diferentes partes do país e também do país vizinho.

Na sessão de abertura fizeram intervenções Teresa Maria Branco e Eliana Madeira, da Coordenação da Rede Nacional do Banco de Tempo, Conceição Santos, do Conselho Coordenador do Graal e, a encerrar o painel, tivemos a oportunidade de ouvir reflexões e palavras encorajadoras de Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

Seguiu-se uma breve intervenção de Margarida Santos, da equipa do Graal que trouxe o Banco de Tempo para Portugal, a primeira de uma sequência de intervenções de representantes de diferentes agências locais que, em jeito de celebração, partilharam as razões pelas quais consideram que o Banco de Tempo está de parabéns.

No fim da manhã, um painel constituído por Helena Valentim, do Graal/FCSH, Stephane Laurent, do CIDAC e Elvira Mendez, da Salut i Família trouxe importantes contributos para novas leituras sobre o Banco de Tempo que retomaremos para projetar o seu futuro.

Depois do intervalo para o almoço, a equipa de projetos do Graal e Dinis Duarte, do CECD, apresentaram dois projetos experimentais onde o Banco de Tempo é dinamizado com públicos específicos: no primeiro caso, com crianças e, no segundo, com pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais.

Chegou depois o momento da antestreia do documentário “À frente do tempo”, realizado por Chiara Missaggia e Yuri Lopes Pereira, que contou com a participação de membros do Banco de Tempo e equipas dinamizadoras locais, bem como da equipa que, no Graal, coordena a Rede Nacional do Banco de Tempo. Foi emocionante vermos este curto documentário, que traduz bem o espírito do Banco de Tempo e que envolveu tantas pessoas que se identificam profundamente com esta proposta solidária.

Houve ainda tempo para um painel moderado por Ana Sousa Dias, no qual tivemos a oportunidade de escutar as perspetivas e a experiência da dupla que realizou este documentário. Contámos também com intervenções de Josefina Altés, da Associação Ibero-americana de Bancos de Tempo e de Rogério Roque Amaro, que enquadrou o Banco de Tempo no campo da economia e deixou múltiplos desafios para nos pensarmos e projetarmos a nossa ação no Banco de Tempo.

Ao longo do encontro fomos tendo vários momentos de humor, protagonizados por Afonso Sousa, que desenvolveu pequenos sketches a partir dos princípios e do modo de funcionamento do Banco de Tempo.

O encontro terminou com a atuação muito aplaudida do grupo Alpicantares, e com os parabéns ao Banco de Tempo. Houve bolo, espumante e prolongou-se o clima de alegria e de festa que atravessou todo o dia!

 

Este encontro realizou-se no âmbito do projeto “Construindo a Igualdade: 20 anos do Banco de Tempo em Portugal”, promovido pelo Graal, com o apoio técnico e financeiro da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género às Organizações Não Governamentais de Mulheres, ao abrigo do Decreto-Lei 246/98, de 11 de agosto, na sua redação atual.