Maria de Lourdes Pintasilgo no Arquivo Digital do Graal

Na sessão da última Assembleia Graal (2022) fez-se referência ao Arquivo Digital do Graal em Portugal. Um ano antes, começamos a dar os primeiros passos nesta área com a contratação de uma arquivista e aquisição de uma Plataforma de acesso eletrónico ao património documental do Graal.

Esta é uma tarefa sem fim, que requer uma atualização constante. Temos trabalhado nos dois tabuleiros, num passado mais recuado e num passado quase presente. Dá gosto ver a riqueza do que se tem feito no Graal em Portugal, o que pode constituir novidade para algumas, e para outras um espanto ao descer às fontes da memória e reaprender o que já se tinha desvanecido nas brumas do passado. E assim o trabalho tornava presente, mas com outro sentido até, tudo aquilo que estava arrumado e remetido para um canto. E assim também, se vai fazendo a história de um movimento de mulheres que é único na sua complexidade e na novidade que traz consigo.

Maria de Lourdes Pintasilgo deixou este mundo a 10 de Julho de 2004 e resolvemos fazer uma busca nos documentos sobre ela e presentear a sua memória trazendo-os para este palco. Partilhamos hoje, no Arquivo Digital do Graal, alguns desses textos e um vídeo do encontro realizado na Gulbenkian no dia 10 de Julho de 2009 que podem ser consultados em: