Encontro Nacional do Banco de Tempo em Matosinhos

WhatsApp Image 2023-10-24 at 12.50.39 (1)

Nos dias 20 e 21 de outubro de 2023 realizou-se, em Matosinhos, mais um Encontro Nacional do Banco de Tempo, desta vez organizado pelo Graal e pela agência do Banco de Tempo daquela Cidade.

O primeiro dia foi dedicado ao convívio e conhecimento mútuo entre pessoas ligadas ao Banco de Tempo e também ao conhecimento da Cidade e de alguns dos seus monumentos e memórias das suas gentes: visitámos o Museu da Memória de Matosinhos, no palacete Visconde de Trovões e também a muito bonita e antiga Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, terminando na marginal, frente ao mar, junto ao Monumento Tragédia no Mar e à vista do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. O jantar reuniu toda a gente no Restaurante Mariazinha, onde nos foi servida uma saborosa refeição e, com um bolo comemorativo, se cantaram os parabéns ao Banco de Tempo de Matosinhos, num ambiente de alegria.

No sábado, dia 21, os/as participantes reuniram-se na belíssima Casa da Juventude, cedida pela Câmara Municipal de Matosinhos. O dia teve início com uma sessão de boas vindas, na qual tomaram a palavra Teresa Branco e Vera Castanheira que deu as boas vindas ao grupo e revisitou o percurso consistente da agência do Banco de Tempo de Matosinhos que celebra este ano um ano de existência.

Num segundo momento houve tempo para uma breve apresentação, com uma dinâmica animada, das 39 pessoas vindas de diversas agências do Banco de Tempo: Coimbra, Évora, Foz do Douro, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Lumiar e Matosinhos.

Seguiu-se a apresentação dos principais resultados de um estudo exploratório sobre o impacto do Banco de Tempo na vida dos seus membros, realizado por Carolina Virtuoso. Os resultados do estudo foram discutidos em pequenos grupos e foram retiradas conclusões sobre caminhos a seguir no sentido de ampliarmos o desejado impacto do Banco de Tempo na vida dos seus membros e nas comunidades onde se insere.

Ainda durante a manhã, houve uma breve partilha das atividades realizadas pela coordenação da rede nacional do Banco de Tempo, desde o último encontro, e de outras que se preveem nos próximos meses.

Após o almoço delicioso, em grande parte preparado por membros do Banco de Matosinhos, foi a vez de assistirmos e participarmos, vivamente, na peça “Cuidar todos os dias”, trazida pelo Laboratório de Teatro & Política. Foi um momento muito intenso, inquietante e largamente participado.

Em pequenos grupos, partilharam-se experiências e estratégias tendo em vista o aumento da vitalidade e visibilidade desta iniciativa que nos mobiliza. Houve ainda tempo para a apresentação da Revista Outras Economias, uma revista do CIDAC que pretende “dar chaves de leitura sobre as dimensões económicas da vida, na sua complexidade, e estimular o interesse por outras formas de olhar a economia e de a praticar”.

Por último, e para fechar com alegria e emoção, a Maria Rosa, membro da agência de Matosinhos, apresentou uma dança sevilhana mas a lembrar o Karibó da Amazónia.

Não puderam estar connosco algumas pessoas que fazem a história do Banco de Tempo e sentimos muito a sua ausência. Temos muita esperança que a vida permita que nos encontremos no próximo encontro.

Este foi um encontro muito vivo, caloroso e estimulante, muito valorizado pelo inexcedível cuidado e delicadeza do acolhimento que recebemos da agência do Banco de Tempo de Matosinhos. A todas essas pessoas um enorme obrigada!