Encontro Nacional do Graal e Festa de Todos os Santos e Santas 2023

O princípio vital da tradição do Graal é a harmonia de pólos opostos. É uma linha de crescimento que se não desenvolve numa direcção sacrificando o dinamismo da outra, mas que ao aceitar o zig-zag da vida integra ideias e alternativas aparentemente contraditórias. (…)

No passado dia 4 de novembro celebrámos a Festa de Todos os Santos e Santas, no Centro do Graal na Golegã, num Encontro Nacional do Graal que juntou mulheres e raparigas de várias partes do país! Juntas, refletimos e questionámo-nos sobre o Graal enquanto comunidade com coração.

Para alimentar a reflexão, a equipa organizadora propôs dois textos de duas mulheres do Graal: um de Maria de Lourdes Pintasilgo e outro de Christa Anbeek. Em pequenos grupos, abordou-se a tensão (e a harmonia) entre a identidade pessoal e comunitária no Graal, a fragilidade e a vulnerabilidade, o cuidado umas das outras e as comunidades com coração, conceito desenvolvido por Christa Anbeek (conheça mais sobre o seu trabalho neste artigo publicado no Sete Margens).

A fragilidade e a vulnerabilidade não são anomalias ou distorções da condição humana. Eles são a condição humana. O ideal ético não é eliminar a vulnerabilidade. É precisamente o reconhecimento da vulnerabilidade e da fragilidade omnipresente que desperta a compreensão de que somos responsáveis uns/mas pelos/as outros/as e devemos cercar todas as coisas vivas com cuidado.

À tarde, as participantes juntaram-se para uma oração e partilharam artefactos que construíram, individual e coletivamente, trazendo para o grande grupo as suas interpretações sobre o Graal enquanto comunidade de pertença.

Nomearam-se as mulheres que já partiram e que tanto fizeram pelo Graal em Portugal e no resto do mundo, assim como aquelas que por diversos motivos não puderam estar presentes, umas mais perto e outras mais longe: todas foram lembradas com muita estima e, nome a nome, fomos construindo uma trança de ligações e afetos.

Foi um dia de reencontros, convívio, emoção e alegria. Entre todas, partilhámos histórias e esperanças e assim celebrámos mais um ano de vida do Graal em Portugal!