A exposição de fotografia Vidas Plastificadas foi colaborativamente desenvolvida no âmbito do I encontro internacional do projeto WE FUTURE, um projeto europeu promovido pelo Graal, em parceria com a Ecole Citoyenne e o Centrul de Voluntariat Cluj-Napoca, com o financiamento do programa Erasmus+. A exposição integra 22 fotografias, de Liviu Cotoi, em colaboração com 21 jovens de 3 países (Portugal, França e Roménia). Foi concebida para sensibilizar a comunidade sobre o problema preocupante do uso excessivo do plástico e apresenta um conjunto de informações e ideias para reduzir esta utilização.
Em 2023, o grupo de jovens mulheres, participantes no programa Recreating the Breath – um programa de Voluntariado Internacional promovido pelo Graal, deram outra vida à exposição e aos materiais desenvolvidos no âmbito do projeto WE FUTURE, criando assim o projeto “A Exposição Vidas Plastificadas em Movimento”.
O projeto teve como objetivos levar a exposição à comunidade escolar; sensibilizar para o problema preocupante do uso excessivo do plástico; e partilhar formas para reduzir a utilização de plástico no dia a dia. Entre janeiro e junho a exposição Vidas Plastificadas esteve em 4 escolas: Instituto Vaz Serra de Cernache do Bonjardim, Escola Secundária de Ponte de Sor, Externato Penafirme de Torres Vedras e Escola Básica e Secundária da Golegã.
Para além da exposição das fotografias, também foram desenvolvidas ações de sensibilização, envolvendo cerca de 70 crianças e jovens dos 10 aos 15 anos. Em cada escola foram dinamizadas duas ações de sensibilização que promoveram um processo de reflexão contínua sobre a problemática do uso excessivo de plástico e observação dos hábitos da vida quotidiana.
Agradecemos a todas as escolas e jovens pela disponibilidade e predisposição para pensar o mundo de forma mais sustentável e enquanto consumidores/as mais conscientes.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.