Aida Returns no Terraço do Graal

No dia 18 de março, no Terraço do Graal, foi exibido o documentário “Aida Returns”, de Carol Mansour, uma documentarista independente libanesa-canadiana de origem palestiniana. O documentário conta-nos a história da sua mãe, Aida, uma mulher palestiniana que, durante a Nakba, em 1948, foi forçada a deixar a sua cidade natal, onde nunca mais pôde regressar.

Acompanhamos a jornada, difícil e comovente, do regresso das suas cinzas a Yafa, cidade onde nasceu e cresceu. Confrontamo-nos neste filme com o sofrimento do povo palestiniano, em particular, com o das pessoas exiladas, proibidas de regressar à sua terra natal.

Este documentário foi também projetado no dia 18 de março noutras cidades do mundo: Barcelona, Córdoba, Madrid, Beirute, Cairo, Londres, Paris, Toronto. A escolha do dia não foi fruto do acaso: a protagonista desta história, Aida, nasceu a 18 de Março de 1927.

Seguiu-se uma conversa estimulante e emotiva, no Terraço, onde se reuniram mais de 50 pessoas.

Esta iniciativa, que teve muito significado para nós, resultou da colaboração entre o Graal, a Frames of Palestine (Cinelab/IFILNOVA/FCSH), o Olhares do Mediterrâneo (CRIA) e a Galeria Monumental.

Esperamos que iniciativas como esta se repitam e que se intensifique, entre nós, o diálogo sobre a Palestina.