O Graal na CSW68
Este ano o Graal Portugal foi representado por 3 jovens mulheres na 68ª edição da Comissão sobre o Estatuto das Mulheres (CSW) nas Nações Unidas, que decorreu de 11 a 22 de março.
O tema prioritário da CSW este ano foi: “Acelerar a concretização da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e raparigas, ao combater a pobreza e reforçar as instituições e o financiamento numa perspetiva de género”.
O Graal, com Estatuto Consultivo no Conselho Económico e Social das Nações Unidas, foi representado, como habitualmente, por raparigas e jovens mulheres de vários países: África do Sul, Brasil, Equador, Estados Unidos da América, México, Moçambique, Perú, Portugal e Quénia. Inês Valador, de Portugal, esteve como estagiária três meses a preparar a intervenção deste grupo na CSW, que incluiu como participantes Maria Ana Matias e Carolina Virtuoso.
O GLUNN (Grail Link to the United Nations Network) organizou dois eventos paralelos, que tiveram como moderadoras e participantes as raparigas e jovens mulheres representantes, que partilharam as suas perspectivas e experiências:
- 14 de março | Break the Cycle of Poverty: Empower Girls – moderado por Maria Ana Matias, rapariga portuguesa.
- 19 de março | Creating Equitable Communities through Spirituality and Shared Power – participado por Carolina Virtuoso, jovem mulher portuguesa.
Para além destes eventos, as jovens tiveram a oportunidade de intervir em diferentes momentos: Maria Ana trabalhou ativamente nas recomendações das raparigas, um documento feito no âmbito do “Working Group on Girls” que tem como principal objetivo influenciar a incorporação dos direitos das raparigas nas agreed conclusions / as conclusões acordadas da CSW68. Teve ainda a oportunidade de moderar a apresentação destas mesmas recomendações num encontro com várias raparigas na missão da Irlanda em Nova Iorque, com o embaixador Fergal Mythen. Para além disso, fez parte do grupo de raparigas que participou num encontro com a UNICEF/ UN Women, onde teve a oportunidade de conhecer a Diretora Executiva Adjunta Dr. Nyaradzayi.
Carolina assistiu a vários eventos, sobre as mais variadas questões relacionadas com os desafios enfrentados pelas mulheres e raparigas em diferentes vertentes, tendo tido a oportunidade de conversar e criar ligações com pessoas de múltiplos países. Inês teve um papel crucial de preparação da participação e intervenção das raparigas e jovens mulheres dos vários países na CSW,previamente, durante e após as semanas da Comissão.
As delegadas portuguesas juntamente com representantes da Associação de Mulheres Contra a Violência, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e estudantes de medicina, participaram ainda numa reunião da Missão de Portugal em Nova Iorque com a embaixadora Ana Paula Zacarias e a diplomata Joana Marinho, onde trocaram experiências, ideias e perspetivas em relação às negociações que estavam a decorrer.
Acolhidas na casa do Graal em Nova Iorque e a viver em comunidade com as restantes raparigas e jovens mulheres, foram duas semanas de conexão, aprendizagem e muita emoção!