Terceiro encontro residencial do Sem Sombras

 

Nos dias 26, 27 e 28 de junho, realizou-se, no Centro do Graal na Golegã,  o terceiro encontro residencial do projeto Sem Sombras, no qual estiveram presentes jovens que participam no projeto.

O primeiro dia começou com um momento de reencontro de interconhecimento do grupo. A isto, seguiu-se a apresentação do projeto em causa, onde se inclui o trabalho realizado até então, como sejam as ações de sensibilização realizadas por jovens participantes nas suas escolas (Chamusca e de Ponte de Sor). Redefiniram-se as regras de funcionamento do grupo e apresentou-se o programa do encontro.

Abriu-se a parte da tarde com um jogo-debate sobre o processo de produção do café, com vista a analisar as injustiças existentes no processo de produção e distribuição deste produto, no quadro do modelo económico dominante. Daí se partiu para o desenhar de alternativas e a descoberta de exemplos reais, onde reina uma lógica de igualdade e não exploração. O grupo teve a oportunidade de ficar a saber mais sobre o Comércio Justo. Seguiu-se uma dinâmica sobre a desigualdade entre mulheres e homens, com um quizz sobre a realidade laboral das mulheres nos mais diferentes sectores e pontos do mundo (desde a remuneração no trabalho agrícola até ao assédio laboral). À noite realizou-se uma animada caça ao tesouro pelo Centro do Graal.

No segundo dia, dedicou-se a manhã a conhecer a iniciativa do Banco de Tempo, apresentando-se os seus princípios, funcionamento, potencialidades e enquadramento nas  ‘Outras Economias’. O grupo teve ainda a oportunidade de pensar e refletir sobre os serviços que cada pessoa poderia oferecer e receber caso fosse membro do Banco de Tempo. Realizou-se também um jogo de cooperação, com vista a desafiar o grupo a olhar de forma diferente para a lógica de competição que tende a emergir em várias situações, relacionando-a com as alternativas de desenvolvimento propostas pelas ‘Outras Economias’. Para fechar o dia, reunimo-nos para uma avaliação individual do tempo partilhado.

No último dia do encontro, o grupo realizou ainda alguns jogos de cooperação e entreajuda, e perspetivaram-se os próximos passos. 

Foram três dias cheios de aprendizagens e reflexões e muito animados. Despedimo-nos de coração cheio e já à espera do próximo encontro!