Roda das Raparigas no Porto Moniz
Entre os dias 8 e 13 de julho, realizou-se, no Porto Moniz (Madeira), o 3º Encontro Residencial da Roda das Raparigas, o qual contou com a participação de 14 raparigas: 6 de Portugal Continental (Chamusca, Lisboa e Ponte de Sor) e 8 da Ilha da Madeira (Camacha, Ribeira Brava e Funchal).
Ao longo deste, problematizaram-se as desigualdades entre mulheres e homens, raparigas e rapazes, nos mais diversos domínios; exploraram-se as raízes e as consequências das desigualdades; e aprofundou-se a reflexão sobre as atitudes e ações individuais e coletivas capazes de contribuir para transformar realidades injustas que impõem limites à plena realização das potencialidades das mulheres e das raparigas.
Durante as atividades, priorizaram-se dinâmicas participativas, abrindo-se espaço para o trabalho em pequenos grupos e para a partilha em plenário, com recurso a testemunhos, jogos, filmes, etc.
O encontro contou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Dr. Emanuel Câmara, e do Vice-Presidente do Instituto da Segurança Social da Madeira, Dr. Francisco Silva. Também a Associação Womaniza-te, parceira deste projeto, marcou presença, trazendo consigo o documentário “Traços”, a que se seguiu uma conversa com a Dra. Mónica Freitas.
Multiplicaram-se nestes dias os momentos de convívio e lazer, com a ida às piscinas naturais do Porto Moniz e ao teleférico das Achadas da Cruz, sempre rodeadas pela beleza da paisagem madeirense.
Foram cinco dias intensos, ricos em aprendizagens, reflexões e experiências. O ambiente vivido entre as raparigas foi de grande cumplicidade, manifestada nas fortes ligações e amizades que foram gradualmente emergindo e que agora, já à distância, se mantêm vivas e certamente assim continuarão.
Ao longo destes dias, tivemos o gosto e o privilégio de ter connosco a Dra. Lara Costa (Instituto de Segurança Social da Madeira), a quem muito agradecemos a inexcedível atenção a cada uma e a cada detalhe do encontro. Estamos muito gratas pelo seu contributo, o qual, de diferentes formas, contribuiu para tão significativo momento.
O Encontro da Roda das Raparigas, que nos deixa boas memórias, enquadra-se no projeto “Roda das Raparigas”, promovido pelo Graal, em parceria com o Instituto de Segurança Social da Madeira e com a Associação Womaniza-te. Contou com o apoio dos Municípios do Porto Moniz e de Ponte de Sor e da Escola Básica e Secundária de Ponte de Sor. O apoio financeiro à Roda das Raparigas foi concedido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, ao abrigo do apoio técnico e financeiro às organizações de mulheres.