Sessões de curtas-metragens palestinianas no Terraço

Nos passados dias 17 e 24 de outubro, o Graal acolheu, no Terraço, duas sessões de seis curtas-metragens palestinianas, intituladas “Shashat: Vozes de Antes dos Escombros”, que contaram com a presença de cerca de uma centena de pessoas.

Esta iniciativa, integrada no Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, deu a conhecer algumas das 24 curtas-metragens realizadas pela Shashat Woman Cinema, a única organização de cinema de mulheres palestinianas a trabalhar nos Territórios Ocupados, que, entre 2011 e 2022, ofereceu formação a jovens mulheres cineastas. Na primeira sessão, tivemos ainda a oportunidade de escutar, à distância, o tocante testemunho de Liali Kilani, realizadora da curta-metragem “If they take it!”, de 2012.

Nas palavras de Alia Arasoughly , diretora da Shashat, “estes filmes guardam a memória de quem as realizadoras eram antes de hoje, de quando a sua paixão e energia abriram um mundo para além dos horizontes fechados pelo bloqueio e das fronteiras electrificadas, quando o que importava eram os seus sonhos. Os seus filmes constituem um registo, simultaneamente único e raro, de uma década da vida destas mulheres privadas de acesso ao mundo exterior, e de um lugar fechado ao mundo exterior.”

No seguimento dos ataques contra Gaza de 2023-2024, algumas destas mulheres ligadas ao cinema acabaram feridas ou mesmo mortas, como é o caso de Walaa Saada, realizadora da curta-metragem “Silk Thread”. Outras perderam membros das suas famílias. No caso da Shashat, escritórios e equipamento foram destruídos. Esta sessão pretendeu homenagear todas elas e o seu trabalho e recolher fundos para a Shashat.

Foi um gosto acolher todas as pessoas que vieram ao Terraço do Graal nesses dias e colaborar com a equipa do Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival. Teve muito significado para nós!