O Futuro do Passado | Encontro Nacional do Graal

2 de novembro de 2024

“Maria de Lourdes Pintasilgo gostava de chamar O Futuro do Passado aos arquivos do Graal. Sempre me retive nesta denominação, porque o mais normal seria os arquivos, pela sua natureza, pertencerem ao passado de um tempo a vir, passado do futuro, talvez. Mas a história é esse real concreto onde Deus passa e se anuncia, e só há escatologia possível porque houve um passado que nos reinventa e recria, nos abre ao novo e nos projeta para lá de nós próprias.”

Mais uma vez nos reunimos no Centro da Golegã para celebrar o aniversário do Graal. Este ano quisemos partilhar momentos significativos do nosso percurso Graal, descobrir o que nos atraiu neste movimento, olhar para o passado, mas com os olhos no futuro. Éramos mais de 50, dos 14 aos 91 anos. Vínhamos do Norte do país, do Centro, do Oeste, da capital e de localidades mais pequenas e até dos Países Baixos.

Espalhámo-nos pelo espaço interior e exterior em pequenos grupos. As borboletas e lagartas de origami feitas pela Isaura acompanharam-nos, na decoração da sala e para nos dividirmos em grupos. A partilha foi extremamente rica e constituiu o primeiro momento num percurso que desejamos fazer ao longo de um ano, continuando a partilhar e descobrir os padrões, temas e valores comuns que unem as nossas experiências de forma a explorar possibilidades para o futuro, aprendendo com o passado para moldar o futuro.

À tarde, cada grupo fez uma pequena apresentação criativa inspirada na partilha efetuada. Houve poemas, palavras e frases-chave, símbolos e desenhos, teatralização e charadas. Ouvimos dizer: espiritualidade, sentimento de comunidade e de pertença, espaço de interação e amizades, desafio a assumir responsabilidades, contextos de crescimento, metamorfose, mulheres na crista da onda, ética do cuidado, procura intensa de uma sociedade e uma igreja diferentes, dimensão internacional, esperança no futuro em comunidade…

Depois lemos uma passagem do Apocalipse, cantámos a ladainha das Santas, tendo presentes, entre outras, as participantes do Graal em Portugal que se encontram já a gozar a companhia de Deus. Saímos energizadas, empolgadas, a transbordar de esperança. Como um dos grupos disse:

“NÓS, GRAAL, ILUMINADAS PELA LUZ, IRRADIAMOS ESPERANÇA PARA O FUTURO”

 

– Bé Marujo