Jovens do Lumiar e da Chamusca refletem sobre a participação cidadã em encontro na Golegã

Nos dias 17 e 18 de junho, 22 jovens do Lumiar e da Chamusca participaram num encontro residencial no Centro do Graal, na Golegã, dedicado ao tema da participação cidadã juvenil.

O grupo, composto por 12 jovens ligados à Mediateca do Centro Social da Musgueira (Lumiar) e 10 da Chamusca, teve a oportunidade de partilhar experiências concretas de participação cidadã, vividas na primeira pessoa, nomeadamente o Banco de Tempo da Mediateca e o Projeto ‘Sem Sombras’.

Ao longo dos dois dias, debateram-se preocupações e causas significativas para os participantes, identificaram-se propostas de solução e divulgaram-se mecanismos e oportunidades de participação nos contextos habituais de vida dos/as jovens participantes.

O programa incluiu também atividades sobre figuras inspiradoras na área da cidadania, como Greta Thunberg, Malala Yousafzai, Emma González e Amika George.

A componente lúdica não foi esquecida, tendo-se destacado dentro desta a realização de um peddy paper pela vila, centrado no tema da participação, e uma visita matinal a um empreendimento de tratamento e treino de cavalos.

Para além da reflexão, o encontro foi marcado por vários momentos de convívio, partilha e diálogo entre jovens de diferentes origens, o que favoreceu a troca de diferentes experiências e mundivisões.

Esta atividade realizou-se no âmbito do projeto “O Tempo é (todo) Nosso”, o qual é promovido pela FGS e desenvolvido em parceria com o Graal e o Centro Social da Musgueira, e conta com o apoio financeiro do programa BIP/ZIP.