Sandro Resende no Terraço: arte, liberdade e inclusão
No dia 15 de maio, ao fim da tarde, Sandro Resende esteve no Terraço para uma conversa no âmbito do ciclo Jovens no Terraço.
Ao longo da sessão, falou-nos da sua riquíssima experiência enquanto professor de Artes Plásticas no Hospital Júlio de Matos. Partilhou também o trabalho desenvolvido no Manicómio e na P28, projetos onde a criação artística tem gerado espaços de liberdade, inclusão e transformação.
Sandro Resende conduziu-nos por um percurso de aprendizagem contínua, sublinhando a importância da valorização da unicidade de cada pessoa e da atenção individualizada, alertando para os riscos da desumanização. A partir da sua experiência, refletiu sobre o papel da arte como lugar de encontro, expressão e possibilidade.
Durante a conversa, respondeu às muitas questões colocadas pelo grupo e discutiu os limites de um olhar estigmatizante que tantas vezes reduz a pessoa ao rótulo da doença mental. Também ele se apresentou não apenas como artista ou professor, mas como pessoa com interesses, desejos, inquietações e muitos mundos.
Foi uma sessão muito estimulante e estamos muito gratas ao Sandro Resende pela sua generosa partilha.