Encontro da Roda das Raparigas em maio

No passado dia 16 de maio realizou-se mais um encontro da Roda das Raparigas, no Centro do Graal, na Golegã.

O dia começou com uma dinâmica que desafiou as participantes a percorrer o curso de vida de uma mulher. A história, construída a partir de vários testemunhos, estimulou a reflexão sobre diferentes formas de violência: violência nas relações de intimidade, violência sexual, violências institucionais, entre outras. Foi um terreno fértil para a partilha de experiências pessoais e perspetivas sobre a violência, bem como para o reconhecimento da necessidade e urgência de prevenir e combater a violência contra mulheres e raparigas, que atravessa as suas vidas do início ao fim.

Durante a tarde, as participantes avaliaram o percurso da Roda das Raparigas e perspetivaram o seu futuro coletivo, tendo ficado evidente o desejo partilhado de dar continuidade a esta dinâmica.

Para terminar, o grupo teve a oportunidade de ouvir algumas mulheres do Graal sobre a sua vivência do 25 de Abril e dos tempos que se seguiram. Falaram sobre como era ser mulher antes da revolução, sobre o trabalho do Graal nesse período e sobre as mudanças trazidas pela chegada da liberdade.

Foi mais uma oportunidade de aprendizagem, de consolidação de relações e de afirmação da direção em que se pretende continuar a caminhar.