Passo a passo até à igualdade: encontro com organizações da juventude

No dia 27 de maio, no terraço do Graal, realizou-se o encontro “Passo a passo até à igualdade”, que reuniu 20 pessoas de várias organizações da juventude. Estiveram representadas no encontro 15 organizações de âmbito nacional e de várias zonas do país: Lisboa, Aveiro, Chamusca, Ponte de Sor, entre as quais associações de juventude, núcleos de estudantes, grupos desportivos, ONGD e coletivos de jovens ligados à música, à mobilidade, entre outros.

Depois de um momento inicial de enquadramento, o grupo analisou dados acerca das desigualdades entre mulheres e homens: no poder político, nos usos do tempo, no acesso a recursos e ao emprego, nas organizações da juventude e ainda sobre violência contra as mulheres. De seguida, foi proposto às organizações que “olhassem para dentro”, respondendo a um questionário de autodiagnóstico acerca das suas práticas no que diz respeito à igualdade entre mulheres e homens. As questões convidaram à reflexão em torno de seis dimensões: reconhecimento do problema, liderança e uso da palavra, comunicação, assédio moral e sexual, atividades e recursos humanos. A esse exercício seguiu-se o de pensar em medidas concretas que fará sentido implementar para que, enquanto organizações, se tornem contextos mais igualitários e capazes de promover a igualdade.

Esta sessão teve como objetivo partilhar a publicação “Passo a passo até à igualdade: um guia para organizações da juventude”, desenvolvida no âmbito do projeto OBLIO, promovido pelo Centrul de Voluntariat Cluj-Napoca (Roménia), em parceria com o Graal (Portugal) e a Cazalla Intercultural (Espanha) e financiado pelo programa Erasmus+. Os exercícios propostos no encontro constam nesta publicação, que esperamos que seja uma ferramenta útil para as organizações da juventude que queiram dar passos no sentido da igualdade. Estará disponível em breve!

Foi um gosto conhecer as perspetivas e as experiências de cada organização. Agradecemos muito a todas as pessoas que tornaram este encontro tão desafiante e enriquecedor!