"Dar palco às (des)igualdades" com o InVerso

No dia 9 de maio realizou-se, no Terraço, uma sessão sobre as desigualdades de género nas organizações da juventude, que intitulámos “Dar palco às (des)igualdades”. Esta contou com a participação de 41 pessoas ligadas a 24 organizações e coletivos juvenis.
 
A sessão enquadrou-se no âmbito do OBLIO, um projeto promovido pelo Centrul de Voluntariat Cluj-Napoca (Roménia), em parceria com o Graal e a Cazalla Intercultural (Espanha), no qual temos estado a trabalhar ao longo dos últimos dois anos.
 
Deu-se início à sessão com a partilha dos vários materiais e iniciativas desenvolvidas ao longo do projeto, que se espera que sejam ferramentas úteis para o combate das desigualdades de género nas organizações da juventude. Podem encontrar-se aqui.
 
Depois deste momento, e para dar início à intervenção do grupo InVerso, realizaram-se várias dinâmicas grupais para que nos pudéssemos conhecer e partilhar algumas visões. Seguiu-se uma performance de teatro playback realizada por este grupo com base nas partilhas das pessoas sobre experiências de discriminação de género que vivenciaram ao longo da vida. 
 
As pessoas presentes puderam, ainda, consultar os materiais desenvolvidos no projeto, incluindo a experimentação de um vídeo de 360º através de óculos 3D. A sessão terminou com um convívio e jantar volante no Terraço do Graal.
 
Agradecemos a todas as pessoas que estiveram na sessão, que participaram e partilharam experiências, e às atrizes e ao músico do grupo de teatro InVerso pela incrível experiência que nos proporcionaram.