No passado dia 18, realizou-se no Terraço do Graal, em Lisboa, o primeiro Encontro Nacional do Banco de Tempo deste ano de 2024.
Participaram 30 pessoas ligadas ao Graal e a diversas Agências do Banco de Tempo no nosso país. Havia gente da Póvoa de Varzim, de Guimarães, de São João da Madeira, de Santa Maria da Feira, do Lumiar, de Évora e de Quarteira.
Após os abraços de reencontro e as apresentações, deu-se início à análise conjunta do regulamento do Banco de Tempo, em pequenos grupos, procurando aferir a conformidade das práticas diárias com o regulamento, para, em conjunto, percebermos o que faria sentido manter ou não neste.
Os temas tratados passaram, sobretudo, pelo procedimento de adesão de novos membros, as trocas de serviços e o seu registo, e a organização interna das agências. Contámos neste processo com o apoio da Filomena Pinela, advogada e membro do Banco de Tempo do Lumiar.
Após o sempre alegre convívio do almoço, foi abordado o tema da solidão, com especial foco no potencial do Banco de Tempo enquanto ferramenta de ajuda para quem experiência esta realidade.
Posteriormente, partilharam-se algumas experiências do Banco de Tempo com crianças, onde tivemos a oportunidade de ouvir a Jandira Duarte sobre o processo levado a cabo na Escola Básica e Secundária Marquesa D’Alorna. Infelizmente, por razões técnicas, não foi possível a partilha da experiência “Trocado por miúdos”, que se encontra em curso no Funchal, mas esperamos e desejamos fortemente o surgimento de futuras oportunidades para o conhecimento deste projeto.
A equipa do Graal falou do Banco de Tempo da Mediateca do Centro Social da Musgueira, gerido e participado por crianças, desenvolvido no quadro do projeto O Tempo ED as Crianças e foi partilhado o vídeo de apresentação deste processo.
Por último e antes da avaliação, a Isabel Pinto deu a conhecer um Hino do Banco de Tempo, criado em Quarteira e cantado pelo Grupo Coral de Quarteira.
Foi mais uma ocasião para nos sentirmos parte deste projeto que nos une e nos desafia!
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.