
Encontro Final do NAMORArte+
Participaram 68 pessoas: estudantes e profissionais da área da educação, pessoas ligadas a autarquias e a organizações da sociedade civil.
Com o objetivo de contribuir para prevenir e combater a violência no namoro e promover a igualdade de direitos e oportunidades entre rapazes e raparigas, na região d0 Alentejo, surge o NAMORArte+.
Este projeto desenvolve-se na sequência de outros projetos promovidos pelo Graal na área da violência no namoro – área em que intervém desde 2010 – e é composto por várias atividades: o trabalho com jovens, através de ações de sensibilização em escolas e em regime residencial e do desenvolvimento de materiais de sensibilização, o trabalho colaborativo com entidades locais, um estudo sobre a problemática e a elaboração de um referencial para a capacitação de jovens na área da violência no namoro.
O NAMORArte+ tem como metodologia base a educação de pares e usa a arte como ferramenta de intervenção. O projeto pode ser acompanhado nas redes sociais (instagram e facebook).
—
Código do projeto: POISE-36-2019-07
Região de intervenção: Alentejo
Organismo intermédio: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Co-financiamento: POISE / Portugal 2020 / Fundo Social Europeu
Duração: dezembro de 2019 a maio de 2022
Custo total elegível: 107778,12€
Participaram 68 pessoas: estudantes e profissionais da área da educação, pessoas ligadas a autarquias e a organizações da sociedade civil.
Neste encontro, promovido pelo Graal, pela Câmara Municipal da Chamusca e pela ESE de Santarém, participaram 32 pessoas ligadas a várias entidades locais com intervenção na área da juventude e da educação.
Nos dias 28 e 3 de maio, o NAMORArte+ dinamizou 6 ações de sensibilização na ETPR, envolvendo um total de 242 jovens do ensino secundário.
No encontro participaram 22 jovens que refletiram e debateram sobre a violência no namoro e outras questões ligadas à igualdade entre raparigas e rapazes.
O NAMORArte+ esteve na Escola Superior de Educação de Santarém, para apresentar e discutir os resultados do estudo sobre violência no namoro.
O NAMORArte+ voltou à Escola Secundária Sá da Bandeira para mais uma ronda de sessões com jovens do ensino secundário.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.