Dia Internacional das Raparigas
No passado dia 11 de outubro, assinalou-se o Dia Internacional das Raparigas.
Uma Roda só de Raparigas! Este é um projeto da iniciativa do Graal que envolve raparigas de várias regiões do país que participam ou participaram em projetos e iniciativas do Graal. Está, atualmente, na sua terceira edição. Esta roda é um espaço de reflexão e partilha de ideias e experiências sobre a condição das raparigas e das mulheres em Portugal e no resto do mundo.
Pretende-se reforçar a capacitação das raparigas para a promoção da igualdade e a prevenção da violência, criando sustentabilidade para futuras iniciativas. Além de promover o conhecimento mútuo e aprofundar reflexões e aprendizagens, é também no contexto deste projeto que se prepara a prestação das jovens portuguesas na Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW), que acontece anualmente nas Nações Unidas, em Nova Iorque.
No passado dia 11 de outubro, assinalou-se o Dia Internacional das Raparigas.
“Crescer Rapariga” é uma campanha elaborada a partir dos testemunhos de 14 raparigas que participaram no Encontro Roda das Raparigas 2024, no Porto Moniz
Entre os dias 8 e 13 de julho, realizou-se, no Porto Moniz, o 3º Encontro Residencial da Roda das Raparigas, que contou com a participação de 14 raparigas.
As sessões permitiram estimular a reflexão sobre as transformações no estatuto das mulheres associadas ao 25 de abril e sobre as desigualdades entre mulheres e homens que persistem na nossa sociedade.
Este ano o Graal Portugal foi representado por 3 jovens mulheres na CSW68, que decorreu de 11 a 22 de março.
A Roda das Raparigas voltou a juntar-se, no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação de Todas as Formas de Violência contra Mulheres e Raparigas.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.